Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

Conviver, reciclar e Criar”! Prefeitura de Mariana desenvolve projeto de cuidados ao meio ambiente no CRIA

(14/09/2023)

Por Giovanna Marçal

Na última semana, a Prefeitura Municipal de Mariana, por meio do Centro de Referência da Infância e Adolescência de Mariana (CRIA), deu início ao projeto “Conviver, Reciclar e Criar”, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Os participantes caminharam por três bairros, Dandara, São Cristóvão e Vila Maquiné, e entrevistaram moradores e comerciantes da região afim de entender um pouco sobre a coleta de lixo nas proximidades da sede do CRIA.  O Aterro Sanitário e as obras do complexo que abrigam o tratamento de resíduos e materiais, como o novo local da Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana (CAMAR) e Resíduos da Construção Civil (RCC), também receberam a visita dos adolescentes. 

Além de incentivar a conexão entre os integrantes do CRIA e a comunidade, a iniciativa tem o objetivo de destacar a importância de cuidar do meio ambiente e separar o lixo.  Através das perguntas feitas pelas crianças, os residentes e os próprios integrantes do projeto, conseguiram se atentar à questão da coleta seletiva e compartilhar suas experiências com outras pessoas.

Adorivan Tenório, instrutor do Centro de Referência, conta um pouco de como ocorreu a caminhada: “Estamos visitando as residências e os comércios, fazendo perguntas com relação a separação de resíduos, aos impactos que podem acontecer com o acúmulo de lixo. Estamos fazendo esse trabalho com os usuários nos bairros para conscientizar tanta a população e para que os usuários tenham um aprendizado e passe esse aprendizado para a família”, explicou.

“O Conviver, Reciclar e Criar” é uma iniciativa de incentivo a práticas de cuidado ao meio ambiente. Os integrantes aprendem através de atividades educativas e desenvolvem habilidades enquanto compartilham suas experiências com os demais participantes. O projeto não termina por aqui, ainda ocorrerão mais etapas, sendo elas: oficinas de materiais recicláveis, construção de paródias, danças com letras de músicas que falam sobre preservação do meio ambiente, conscientização sobre a importância da coleta seletiva e exposição das atividades.

SOBRE O CRIA

O Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) funciona no período contraturno das aulas escolares, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, com atividades socioeducativas, recreativas, esportivas e culturais que promovam a criação de um espaço de protagonismo social e a formação cidadã em plenas condições. O objetivo é trabalhar com atividades que despertam a criatividade e o desenvolvimento de habilidades. Além disso integra a Proteção Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), atua na garantia de direitos, na prevenção e proteção às situações de risco e vulnerabilidades sociais, em atendimento exclusivo a crianças e adolescentes do município de Mariana

Para dúvidas e esclarecimentos, ligue: (31) 97110-6365.

Foto: Giovanna Marçal

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho