Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

Desfile Cívico no distrito de Santa Rita Durão e Passagem marcam as comemorações do Dia da Independência do Brasil em Mariana

(11/09/2023)

Por Evelin Almeida

A história da nossa nação independente começa em Sete de Setembro de 1822, quando D. Pedro I proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga. Foram muitos os eventos que ocorreram até o Brasil se transformar na república representativa que conhecemos hoje. O feriado foi oficializado nacionalmente em 1949 e, desde então, celebramos a Independência do Brasil em todo o país. A partir deste dia, mas não somente, a data passa ser uma das comemorações mais importantes para a nação. 

Em nossa cidade, celebramos o Dia da Independência com os desfiles cívicos, tradicionalmente performados pelas escolas da nossa rede de educação. Neste ano, a Escola Municipal de Passagem, no distrito de Passagem de Mariana, e a Escola Municipal Sinhô Machado, localizada no distrito de Santa Rita Durão, por meio da Secretaria de Educação, conduziram as comemorações. Lindas homenagens e apresentações fizeram parte da programação desta manhã, ressaltando as nossas riquezas culturais espalhadas por cada canto de Mariana. 

A Guarda Civil Municipal marcou presença com o Desfile Cívico em Santa Rita Durão. Os estudantes foram os responsáveis por carregar, durante o desfile, mensagens que reforçam os valores, os sentimentos, o amor ao próximo, a ética e, principalmente, a história da nossa cidade. As comemorações do dia Sete de Setembro fortalecem a memória coletiva e reafirmam as mudanças para um futuro cada dia melhor. 

Em Passagem de Mariana não podia ser diferente. O Bloco do Boqueirão, de Passagem, teve participação especial no desfile, levando a nossa cultura para as ruas da Primaz de Minas. A estudante Yara Catarina de Lima, de 11 anos, desfilou junto a sua escola e contou sobre como foi compartilhar mais uma vez deste momento: “Foi um momento único. A cada Sete de Setembro temos esses momentos diferentes. Estou me sentindo muito feliz e vou aproveitar esse dia ao máximo.”

O Prefeito de Mariana, Celso Cota, expressa a importância desta data para a história: “Hoje, quando presenciamos um desfile tão importante, de uma data significativa para o nosso país, e Santa Rita Durão dando o seu exemplo cívico para todos, o orgulho aumenta cada vez mais.”

Destacamos a presença de toda a comunidade escolar, dos familiares e a população, bem como os secretários, vereadores e toda a rede de educação, os servidores e coordenadores que fizeram deste dia, simplesmente único, como em todos os anos. 

Fotos: Carol Pessoa e Giovanna Marçal

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho