Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

HISTÓRIA DE MARIANA É TEMA DE EXPOSIÇÃO EM LAGOA SANTA

(05/09/2023)

Por: Hellen Perutti

Até o dia 30 de setembro, acontece a exposição “Mariana em Quadrões – A história contada através da arte” , realizada através da parceria entre o educador e marianense Cristiano Casimiro e o artista plástico carioca, mas, marianense de coração Camaleão. E conta com 30 telas expostas na Galeria Artesano, no Mercadão Internacional de Lagoa Santa.

Por meio da mostra, o visitante tem a oportunidade de conhecer a Primaz de Minas. Através do resultado da união de conhecimentos, que contém os estudos de Casimiro, com a reprodução em formato de quadrinhos e cartuns elaborados por Camaleão. 

Em uma verdadeira viagem no tempo, a primeira fase começa com o registro de 16 de julho de 1696, quando descobriu-se ouro às margens do Ribeirão do Nossa Senhora do Carmo. Por conseguinte, momento que marca o nascimento do primeiro arraial da futura Minas Gerais, a obra tem o nome de “Chegada dos Bandeirantes”. 

A primeira fase também contempla a condenação de Felipe dos Santos, a chegada dos Correios e a chegada dos ingleses que agregaram tecnologia à região. Além disso, prédios importantes da cidade como o Seminário Nossa Senhora da Boa Morte (primeira escola), a construção da Câmara Municipal, Colégio Providência e a Banda de Música São Caetano (mais antiga da cidade e a terceira mais antiga de Minas) aparecem retratados e evidenciam o quanto a arquitetura conta histórias.

Já a segunda fase, conta com o registro da visita de Dom Pedro à Mariana em 1881 e como os marianenses José Joaquim da Rocha (Capitão-Mor), João Severiano Maciel da Costa, Marquez de Queluz, Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta e Marquês de Barbacena, que destacaram-se na luta pela independência do Brasil. 

Ademais, figuras ilustres como Frei José de Santa Rita, Cláudio Manoel da Costa, Padre Viegas e Diogo de Vasconcelos também podem ser conhecidas de forma lúdica, por meio dos cartuns. E no quadro “Minas de Mariana”, um interessante trocadilho retrata mulheres de destaque na cidade, tais como a cantora Sylvinha Araújo e a Miss Brasil de 1971, Eliane Guimarães.

Com curadoria de Lucilene Bredoff e organização de Ketal Brasil, a exposição possui entrada gratuita e acontece de terça a sábado das 10h às 19h e no domingo das 10h às 16h. O endereço é Avenida das árvores,290, Jardim Ipê – Lagoa Santa-MG.

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho