Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

Prefeitura de Mariana confere à 11 personalidades a Medalha Presidente Pedro Aleixo

(01/11/2023)

Por Evelin Almeida

A Prefeitura de Mariana, realizou, na última sexta-feira (27), a entrega da Medalha Presidente Pedro Aleixo, que confere o título às pessoas que contribuíram para a Justiça e para a Paz. A entrega da comenda foi realizada no Cineteatro Municipal, reunindo representantes, autoridades e os agraciados em um momento ímpar para a história da Primaz de Minas.

A nossa cidade recebeu as personalidades que representam e preservam valores essenciais para o exercício pleno da cidadania e da paz, conferindo-lhes o título de honra em nome de toda a população. A honraria possui três graus, de maior para o menor, o Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo foi concedido ao desembargador Pedro Aleixo Neto, descendente do ex-presidente que deu nome à medalha. 

A Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo, com os seguintes agraciados: Marília Aparecida Campos, Nelson Missias de Morais e Octavio Augusto de Nigris Boccalini, que não esteve presente e receberá sua honraria em um momento posterior. A terceira e última, Medalha Presidente Pedro Aleixo, foi conferida a sete membros representantes da sociedade civil e autoridades. 

Aida Anacleto, figura exímia para a cidade, ex-vereadora de Mariana, esteve presente representando o Deputado Federal Rogério Correia, e relatou: “ Para mim é uma grande honra estar neste momento tão especial para nossa cidade. A gente se sente honrado da nossa cidade, Primaz de Minas, ter também em seu currículo, um presidente da república. Parabéns, Mariana, por este dia especial.”

Na ocasião, o desembargador, neto do ex-presidente, em depoimento expressou sua gratidão:  “É com muita alegria que vim para Mariana, terra da minha família. Uma iniciativa do executivo municipal que muito nos honra e nos orgulha. Retrata exatamente todo esse sentimento que nós temos de valorização da nossa cidade.”

Após sancionada a lei que reformula a concessão da “Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo”, agora reconhecida como “Medalha Presidente Pedro Aleixo”, a cerimônia tradicional passa a ser realizada anualmente, em data próxima à 3 de março, em memória ao falecimento de Pedro Aleixo. 

Quem foi Pedro Aleixo

Nascido no dia 01 de agosto de 1901, em Mariana (MG), Pedro Aleixo, foi advogado, jornalista, professor e figura exímia na política brasileira, fez história no cenário político, educacional e jurídico do país. O filho da Primaz de Minas, nasceu no atual distrito de Bandeirantes, formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como Presidente na Câmara dos Deputados, em 1937, na época de Getúlio Vargas, e foi um dos fundadores do veículo de comunicação “O Estado de Minas”. Entre a sua extensa carreira, Pedro Aleixo, contribuiu ativamente em movimentos sociais e revolucionários na esfera política no estado. No período de 1967 a 1969, foi eleito vice-presidente da República. Faleceu em 3 de março de 1975. Em 12 de setembro de 2011, a LEI Nº 12.486 incluiu o cidadão Pedro Aleixo na galeria de Presidentes da República Federativa do Brasil. 

Fotos: Carol Pessoa e Renato

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho