Buscar
Colaborar
  • Você não tem favoritos.

Quer conhecer:0 lugares

Entrar

Prefeitura de Mariana desenvolve projeto cultural no CRIA

Por Giovanna Marçal

Conhecer a cidade em que se vive é essencial, principalmente quando essa cidade é repleta de história e cultura. Pensando nisso, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, iniciou um projeto que proporciona aos usuários do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) visitas guiadas pelas igrejas do centro histórico a fim de entender a história da nossa Primaz de Minas.

Durante a última sexta-feira (15), as crianças e adolescentes do CRIA, visitaram a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, onde os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre a história de cada igreja e conhecer um pouco mais dos pontos turísticos da Primaz de Minas. A iniciativa, em parceria com a Associação dos Rodoviários de Mariana, contribui para a formação cultural, desenvolvendo o sentimento de pertencimento à cidade, por meio da educação patrimonial.

Geraldo Mazela da Trindade, o guia que acompanhou as crianças, ressaltou: “Quero acreditar que o que nós mais precisamos hoje dentro de Mariana, para um compreendimento da nossa história como estado, passa pelas crianças e passa pela educação patrimonial. Quando eu vejo o município trazendo crianças para que elas possam se inteirar da sua história, isso para mim é um avanço, porque turismo também se compreende na educação. A gente está no caminho certo!”

Euler Cota Martins, educador de cidadania do CRIA, explicou sobre o objetivo do projeto: “A gente tenta fazer com que isso forme as crianças como cidadãos que conhecem e pertencem a política, ao espaço, que entendem o que é o patrimônio. Já fomos ao Museu da Música, ao Museu da Arte Sacra, a gente pretende ir ao Museu do Morro Santana ainda. Basicamente é isso, visitar pontos turísticos para que eles tenham essa formação.”

SOBRE O CRIA

O Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) funciona no período contraturno das aulas escolares, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, com atividades socioeducativas, recreativas, esportivas e culturais que promovam a criação de um espaço de protagonismo social e a formação cidadã em plenas condições. O objetivo é trabalhar com atividades que despertam a criatividade e o desenvolvimento de habilidades. Além disso integra a Proteção Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), atua na garantia de direitos, na prevenção e proteção às situações de risco e vulnerabilidades sociais, em atendimento exclusivo a crianças e adolescentes do município de Mariana

Para dúvidas e esclarecimentos, ligue: (31) 97110-6365.

Foto: Giovanna Marçal

- PUBLICIDADE -

Espaço Publicitário

Anuncie!

0
Fechar

Seu carrinho